UH nº 087/18 – Guarulhos restabelece importações de “Carga em Trânsito”, após intervenção do SINDASP

São Paulo, 11 de junho de 2018.

UH 087/18

Uma reunião com a Inspetoria da Receita Federal em Guarulhos e um ofício ao GRU Airport marcaram a última sexta-feira(8) do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.

Após o anúncio em 06/06, através da GRU Airport, de que as importações de carga em trânsito (DTA) estavam interrompidas no Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (SP), (segundo a concessionária do terminal, em função dos movimentos grevistas dos Caminhoneiros e dos Analistas Tributários e Auditores Fiscais da Receita Federal) o SINDASP recebeu inúmeros contatos com reclamações dos usuários e entidades parceiras. Diretores, Associados e até mesmo Dirigentes de Sindicatos de outros Estados entraram em contato para saber sobre a situação em Guarulhos.

“De imediato nos reunimos com o Delegado da Receita Federal no Aeroporto, André Luis Gonçalves Martins, e com o Delegado Substituto Luis Abe, para monitorar a situação. Ao mesmo tempo, formalizamos através de um ofício, uma posição da GRU Airport no sentido de reverter o anúncio”, sentenciou Marcos Farneze, presidente do SINDASP.

Em resposta ao ofício enviado pelo SINDASP, a Receita Federal informou que na semana passada, oi observado um movimento bem acima do normal no Trânsito Aduaneiro, possivelmente causado pelo represamento dos embarques no exterior, reflexo da recente paralisação dos caminhoneiros. A Receita Federal informou no documento que “está trabalhando junto à concessionária para resolver rapidamente essa situação e acreditamos que, nesta semana, já veremos os resultados esperados, com retorno à normalidade”
O resultado já foi colhido na manhã desta segunda-feira (11), quando a gestora do Terminal de Carga divulgou um Comunicado informado que as operações, interrompidas temporariamente, já estavam restabelecidas.