UH nº 082/24 – Balanço da “Semana do Despachante Aduaneiro” teve reconhecimento do mercado e comoção. Colfac Transversal recebeu quase 200 pessoas (presencial) e mais de 600 (remota, até o momento).

São Paulo, 26 de abril de 2024

Uma semana cheia do SINDASP marcou a passagem do “Dia Nacional do Despachante Aduaneiro”, comemorado oficialmente em 25 de abril.

Na segunda-feira(22), foi finalizada uma campanha de vacinação contra a Gripe, culminando com a aplicação da dose para os Associados do SINDASP nas unidades SEDE/Paulista, Viracopos e Guarulhos.

Na terça-feira, dia 23, em um dos pontos altos da semana, foi realizada a COLFAC Transversal, com os 4 delegados das Alfândegas de SP da Receita Federal mais o Delegado da DECEX. Organizado pelo SINDASP como parte das comemorações, o evento contou com quase 200 convidados presentes que participaram de um coquetel comemorativo, ao final do encontro, oferecido pelo AGESBEC. No formato remoto, 621 pessoas assistiram ao evento, conforme registro do Canal do YouTube da Entidade até o fechamento dessa matéria (12:30h do dia 26/04). Com isso, a expectativa é de que seja alcançada em breve a meta proposta pela RFB na abertura da COLFAC Transversal, que seria de 700 espectadores.

ANÚNCIO DE CONVÊNIO RFB X SINDASP – O produtivo evento, que poderá ter sua íntegra assistida na internet, contou com um anúncio da Receita Federal que ainda dentro do mês de abril será assinado com o SINDASP um Convênio de Cooperação Técnica. “O SINDASP tem nos apoiado de todas as formas e isso não se trata de exclusividade, mas, sim, de ações em pról do comércio exterior brasileiro”, cravou Fabiano Coelho, Superintendente Adjunto da Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal, ao anunciar o Convênio.

Nas instalações do DEFIS (Delegacia de Fiscalização da RFB), local do evento, 09 dos 10 diretores do SINDASP da atual gestão estiveram presentes, com apenas uma falta justificada, ratificando o empenho do atual time de dirigentes da categoria.

O dia 24/04, quarta-feira, ocorreu o início das transmissões online, que se estenderia até a sexta-feira, sempre das 09h às 12h. Este primeiro ciclo contou com a moderação da Diretora do SINDASP, Claudia Yumi, e com a participação do MAPA.

RECONHECIMENTO HISTÓRICO – No dia 25/04, data oficial, logo no início do dia, foram identificadas expressivas manifestações de todos os tipos nas redes sociais de empresas e dos profissionais de Comércio Exterior e Logística, destacando os parabéns para estes profissionais autônomos. Uma simples visita às redes na quinta-feira especial bastou, para notar os registros, elevando definitivamente a categoria a um patamar de reconhecimento histórico no Estado de SP e no Brasil.

Ainda neste dia, a SECEX e o MDIC, participaram no período da manhã, em apresentações remotas, com as participações de Tiago Barbosa, Coordenador Geral de Facilitação da SECEX (Secretaria de Comercio Exterior) e de Renato Agostinho – MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). A abertura e a moderação desse dia especial foram do Presidente do SINDASP, Elson Isayama.

O SINDASP promoveu um café da manhã comemorativo para os Despachantes Aduaneiros na sala de apoio do Aeroporto de Guarulhos. Já o Vice-Presidente, Rogério Grecchi, esteve representando o SINDASP no evento comemorativo do SDAS, em Santos, marcado pela presença do Secretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, Lucas Ferraz.

O período da tarde foi marcado por fortes emoções durante uma homenagem especial em Viracopos. O Despachante Aduaneiro, Guerino Longhin, que faleceu no mês passado, aos 78 anos, recebeu uma cerimônia especial para atender a um desejo dele de espalhar suas cinzas no Aeroporto de Viracopos. Guerino trabalhou como despachante no Terminal de Carga Campineiro por 53 anos. Com o apoio institucional da ABV (Viracopos) e da Receita Federal (Alfândega local), a homenagem contou com familiares, representantes do SINDASP e quase 50 pessoas, em sua maioria Despachantes Aduaneiros locais. Após uma comoção coletiva com o encontro, os convidados foram recebidos no Prédio Administrativo para assistirem a um vídeo em homenagem à categoria, produzido pela TV Aduana. A ação gerou interesse da Imprensa e contou com a cobertura do Jornalismo do SBT.

A marcante e concorrida semana finalizou dia 26/04, sexta-feira, com o encerramento dos Debates online, sob a moderação do Diretor Marcelo, em encontro remoto que contou com a participação do INMETRO e da BRAEXP.

Todas os debates e apresentações seguem disponíveis no Canal do SINDASP no YouTube

COLFAC TRANSVERSAL

FOTO DE ASSISTINDO A PALESTRA