UH nº 081/24 – Dia do Despachante Aduaneiro é comemorado com homenagem e repercussões diversas

São Paulo, 25 de abril de 2024

Dia do Despachante Aduaneiro é comemorado com homenagem e repercussões diversas

Na data de hoje, 25 de abril, é comemorado o “Dia Nacional do Despachante Aduaneiro”. Uma simples visita às redes sociais de empresas e profissionais de Comércio Exterior e Logística nesta quinta-feira especial basta, para notar as maciças e expressivas manifestações de todos os tipos para estes profissionais autônomos, elevados a um patamar de reconehcimento histórico para a categoria.

Através do SINDASP, entidade que representa os profissionais em São Paulo, a Semana “Desembaraça SP” traz atividades que são destaques, com uma Revista e um Evento que marcam a data comemorativa pelo terceiro ano consecutivo.

Na terça-feira, a abertura foi realizada com a COLFAC Transversal, em um concorrido e movimentado evento híbrido, que terá seu resumo apresentado em breve nos canais de comunicação do SINDASP. Nos dias subsequentes, de 24 a 26, os debates seguem online, toda manhã, das 09h às 12h, no canal do SINDASP no YouTube.

Homenagem – Hoje, a data reserva ainda emoções, com uma homenagem em Viracopos, ao Despachante Aduaneiro, Guerino Longhin, que faleceu no mês passado, aos 78 anos: o SINDASP preparou uma cerimônia especial para atender a um desejo dele de espalhar suas cinzas no Aeroporto de Viracopos. Guerino trabalhou como despachante no Terminal de Carga Campineiro por 53 anos. Com o apoio institucional da ABV (Viracopos) e da Receita Federal (Alfândega local), a homenagem contará com familiares e também representantes do SINDASP, em encontro marcado para acontecer entre 14h30 e 15h ao lado da passarela do Terminal de Carga.

Por fim, deixamos aqui uma mensagem de atribuições e informações relevantes sobre este vital profissional do comércio exterior brasileiro.

Confira:

despachante aduaneiro