SINDASP promove mais um Workshop do Novo Processo de Exportação – DUE

Na sua firme missão de preparar os Despachantes Aduaneiros para estarem aptos para o início das operações da DUE (Declaração Única de Exportação), definido pela Receita Federal para 02 de julho próximo, o SINDASP realizou mais um treinamento para os interessados no tema.

Uma parceria com o CIESP Guarulhos viabilizou a realização do encontro em 11/04, no auditório da entidade, “casa da indústria”.

O cronograma prevê o desligamento gradual das operações nos antigos sistemas, garantindo, com isso, menor impacto na absorção das exportações pela nova DU-E. Em 7 de maio está previsto o desligamento da DE-HOD e em 2 de julho o desligamento do NOVOEX, data a partir da qual novas operações de exportação só poderão ser iniciadas via DU-E. Em setembro, finalmente, será desligada a DE-WEB para registros de novas declarações, ficando os sistemas legados em operação apenas para retificações e para consultas.

O SINDASP lembra aos usuários sobre a necessidade de revisão na elaboração das notas fiscais para que se consiga utilizá-las, pois algumas empresas ainda não revisaram este procedimento.

Por fim, o SINDASP alerta e convoca a todos que tiverem algum problema e ou alguma dúvida que reportem ao Sindicato com urgência, para trabalharem na solução, a fim de não impactar na implementação prevista para o início de julho.